Marques de Souza – A Câmara de Vereadores realizou, na tarde de quinta-feira, 2 de outubro, a primeira sessão ordinária do mês. Na pauta, o Poder Executivo encaminhou os Projetos de Lei nº 151, 152 e 153/2025. Com o acordo de todas as bancadas, os PLs foram incluídos na ordem do dia e aprovados por unanimidade.
Também foi protocolado na Casa o Projeto de Lei CM nº 004-01/2025, de autoria do vereador Wilkyns Gross (PL), que trata da criação do bairro Cidade Nova, situado na sede do município de Marques de Souza/RS, e dá outras providências.
No espaço regimental, o vereador Guido Arend apresentou o Requerimento nº 165-01/2025, solicitando ao Executivo Municipal, em especial à Secretaria de Obras, a extensão de um trecho de estrada de aproximadamente 500 metros, desde a propriedade de Adolar da Silva, passando pelas propriedades de Hélio Panzenhagen, Silvério Verruck, Nelsi Griesang, Elson Griesang e Auri Grikel. O objetivo é encurtar caminhos e oferecer alternativas de acessibilidade e trafegabilidade.
Os vereadores Júlio César Cardoso (PP) e Guido Arend (Republicanos) apresentaram em conjunto o Requerimento nº 166-01/2025, solicitando ao Secretário de Obras a limpeza de valetas e a colocação de material na estrada que passa pelas propriedades de Ari Gross e Leonir Sachett, em Picada May.
O vereador Roberto Giovanella (PDT) apresentou o Requerimento nº 167-01/2025, solicitando ao Executivo Municipal cópia do projeto referente ao desassoreamento do arroio Tamanduá, bem como dos dois muros de contenção construídos na localidade e das pinguelas existentes. A solicitação tem por objetivo dar transparência às obras executadas.
A tribuna foi utilizada pelos vereadores Marcelo Stoll (PP) e Júlio César Cardoso (PP). Os pronunciamentos estão disponíveis no site oficial da Câmara de Vereadores (
https://marquesdesouza.rs.leg.br ) e na página oficial da instituição no Facebook.
O presidente da Casa, vereador Rodrigo Wommer (PP), convocou a próxima sessão para quinta-feira, 9 de outubro, às 17h30min.
PL 151 – Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial, indica recursos e dá outras providências.
PL 152 – Autoriza o Poder Executivo a abrir Créditos Suplementares, indica recursos e dá outras providências.
153 – Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termos de Fomento com Entidades que menciona, indica recursos e dá outras providências.