Sessão ordinária 08/07/2025

Marques de Souza - A Câmara de Vereadores de Marques de Souza realizou, na tarde desta terça-feira, 08 de julho, mais uma sessão ordinária do mês.
Na pauta do dia, o Poder Executivo encaminhou dois Projetos de Lei, de nº 096 e 097/2025. Com o acordo de todas as bancadas, ambos foram aprovados por unanimidade. Já o Projeto de Lei nº 087/2025, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2026 – 2029 e dá outras providências, segue em tramitação, sendo transferido da Comissão de Finanças e Orçamento para a Comissão de Educação e Saúde.
O vereador Júlio César Cardoso (PP) apresentou o requerimento 126-01/2025, solicitando apoio à comunidade de água da Picada Serra, que enfrenta dificuldades como a redução da vazão e queda na qualidade da água do poço antigo. Segundo ele, “um novo poço foi perfurado, mas apresentou os mesmos problemas do anterior. A melhor solução encontrada foi a assinatura de um contrato com o senhor Jaci Sachett, que fornece água de seu poço artesiano à sociedade de água, mediante pagamento anual previamente estipulado”. Atualmente, a taxa de água é de R$ 60,00 para 10 metros cúbicos. Em razão dos transtornos, a sociedade contraiu uma dívida de R$ 24.000,00. “Hoje, a rede atende 54 residências, com aproximadamente 30 km de canos e 8 reservatórios espalhados para controlar a pressão da água. Por isso, solicito ao Poder Executivo a possibilidade de auxílio financeiro para quitar essa dívida e permitir que a comunidade possa recomeçar sem pendências financeiras”, concluiu.
O vereador Rodrigo Wommer (PP) apresentou dois requerimentos (127 e 128-01/2025). No primeiro, solicita ao Secretário de Obras a desobstrução dos canos do bueiro localizado nas imediações da residência do Sr. Evandro Heleno Junken, na Linha Atalho, pois a obstrução faz com que a água transborde e invada o curral do morador. No segundo, reitera a necessidade de melhorias em todas as calçadas de passeio do município que apresentem avarias.
Já o vereador Marcelo Stoll (PP) apresentou o Requerimento 129-01/2025, solicitando ao setor responsável pelas redes de água do município a substituição da rede que provém do poço localizado na propriedade de Sérgio Wommer (Fipinho), que abastece parte da Linha Atalho e da Vila Esperança. “O trecho entre as residências dos senhores Sérgio Wommer e Gilmar Roth possui canos de 20 mm, que não atendem mais à demanda, especialmente nos horários de pico, causando transtornos e danificando chuveiros devido à baixa vazão. Solicito a substituição por tubos de maior diâmetro. Inicialmente, eram apenas duas famílias conectadas a essa rede, mas atualmente são 12. Além disso, o trecho seguinte, com tubulação de 25 mm, também precisa ser avaliado para atender adequadamente as demais residências ligadas”, explicou.
A tribuna foi ocupada pelos vereadores Roberto Giovanella (PDT) e Júlio César Cardoso (PP). Os pronunciamentos estão disponíveis no site oficial da Câmara de Vereadores (https://marquesdesouza.rs.leg.br) e na página oficial da Câmara no Facebook.
O presidente da Casa, vereador Rodrigo Wommer (PP), convocou a próxima sessão para terça-feira, 17 de julho, às 17h30min.
Projetos aprovados
PL 096 – Prorroga, até 01 (um) ano após a aprovação do Plano Nacional de Educação, a vigência do Plano Municipal de Educação.
PL 097 – Autoriza o Poder Executivo a contratar, em situação de emergência e excepcional interesse público, nos termos do art. 37 da Constituição Federal, temporariamente, um MÉDICO VETERINÁRIO de 20 horas semanais, e dá outras providências.
Texto e fotos: Felipe Stefani

Data de publicação: 08/08/2025

Créditos: Stefani Agência de Notícias

Compartilhe!